Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN

O Centro de Ciências Ciências Exatas e Naturais (CCEN) absorve os cursos das Ciências Exatas e da Terra, conforme tabela CNPQ:

  • Bacharelado em Ciência e Tecnologia
  • Bacharelado em Ciência da Computação
  • Licenciatura em Matemática
  • Licenciatura em Física
  • Licenciatura em Química

A associação da Matemática, Física e Ciência da Computação como cursos integrantes da área de Ciências Exatas e Naturais tem por finalidade básica agrupar os conhecimentos das áreas afins, responsáveis pela formação básica e profissional dos cursos de graduação nas áreas de ciência e tecnologia. Esta associação também reflete diretamente a política de organização dos programas de pós-graduação por parte das agências de fomento.

Como exemplo da importância desta associação, podemos citar a aprovação do projeto PROINFRA 01/2007 para a implantação de um complexo de laboratórios de pesquisa, denominado Centro Integrado de Inovação Tecnológica do Semi-Árido (CITed-UFERSA) que dotou a UFERSA de uma infra-estrutura básica para pesquisas nas áreas de Ciências Exatas – fruto da parceria entre pesquisadores das áreas envolvidas, além de diversos outros projetos de pesquisa.

Nos últimos anos, também em virtude da contratação dos novos docentes nas áreas de Ciências Exatas, foram aprovados dois novos programas de pós-graduação da UFERSA em parceria com a UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte): o Mestrado em Ciências da Computação e o Mestrado em Física. Além disso, a participação de alguns dos referidos professores tem colaborado para a consolidação do Mestrado em Irrigação e Drenagem.

11 de dezembro de 2017. Visualizações: 13459. Última modificação: 11/08/2021 10:17:03